Os donos de empresa solidários são os heróis esquecidos das empresas familiares de alto desempenho. Eles não são cantados em verso e prosa, mas é quando acreditam na missão de uma empresa, quando apoiam os investimentos de longo prazo e a gestão orientada para o desempenho e quando estão satisfeitos com os dividendos sustentáveis que as empresas conseguem construir culturas de desempenho sólidas e atingir resultados expressivos no futuro.

Por outro lado, quando os donos não estão unidos em torno de uma missão e/ou exigem recompensas financeiras excessivas no curto prazo, a administração geralmente se torna confusa quanto a seu rumo e se concentra em ganhos mais seguros e de curto prazo.

A cada geração o número de donos tende a crescer e suas expectativas costumam ser as mais diversas sobre a empresa. Alguns acionistas trabalham na empresa, outros não. Esses que trabalham na empresa familiar geralmente conhecem mais do negócio e têm maior probabilidade de apoiar a missão dela do que os donos que trabalham fora da organização. Contudo, ambos os grupos podem ser importantes apoiadores da empresa familiar e todos eles precisam ser desenvolvidos e tratados com respeito.