Empreendedorismo é o processo de transformar sonho em realidade –e em riqueza. Pouco usual no vocabulário dos gestores, “sonho” precisa entrar obrigatoriamente na pauta dos brasileiros. Por quê? Para revertermos uma cultura nacional que rejeita e sabota o empreendedorismo. Sonho é o que leva a empreendedorismo. E este é o que gera crescimento econômico com qualidade de vida, segundo os mais recentes estudos. Ou o leitor acha que é gratuito o esforço do presidente francês Nicholas Sarkozy em criar o Fórum Empreendedor Mundial?

Quem faz essas afirmações é Fernando Dolabela, professor da Fundação Dom Cabral, um dos maiores especialistas em empreendedorismo do Brasil. Rejeitando modelos importados, ele busca implantar um empreendedorismo à brasileira, começando pela construção cultural. “Até investidores e incentivos à inovação já temos, ainda que não ideais; o que mais nos falta são bons projetos e planos de negócios”, afirma.

Pior: sem empreendedorismo, reduzem-se as chances de o País inovar, que é a chave atual da competição. “Apesar de produzirmos 10 mil doutores e 40 mil mestres por ano, eles pouco transformam conhecimento em riqueza. Só o empreendedorismo pode virar esse jogo e libertar nossa economia das commodities”, diz, em entrevista exclusiva a Adriana Salles Gomes, editora--executiva de HSM Management.