O site TechCrunch, especializado em tecnologia, fez um diagnóstico surpreendente: segundo o empreendedor de tecnologia e pesquisador acadêmico Vivek Wadhwa, o ano de 2015 representou o ponto de virada da adoção mais global da internet, dos aparelhos médicos digitais, da edição de genes, dos drones, da energia solar e das transações com moedas digitais conhecidas como blockchains ou bitcoins.

Conforme o TechCrunch, 2016 marcará o início de uma revolução ainda maior, que mudará a maneira como vivemos. De acordo com o especialista, os gestores precisam acompanhar os desdobramentos de seis tecnologias para entender esse futuro: a inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), os robôs, os carros autodirigidos, a realidade virtual e os hologramas, a internet das coisas e a tecnologia espacial. HSM Management destaca duas delas:

Inteligência artificial. Os céticos costumam dizer que AI não é inteligência de verdade, só uma força bruta que junta computação e algoritmos. Até agora, tinham razão, mas isso vem mudando graças às redes neurais e ao processamento com imensos volumes de dados: o Watson, da IBM, está aprendendo tudo sobre tudo, de culinária a medicina, passando por finanças; Facebook, Google e Microsoft estão avançando absurdamente em reconhecimento facial e em sistemas de fala quase humanos. Por exemplo, computadores e pessoas já reconhecem fisionomias de maneira similar, e o Watson já consegue diagnosticar certos tipos de câncer. Com a disponibilização desse conhecimento a mais organizações, que já foi anunciada por IBM, Google e Facebook, a AI ficará inteligente logo.